sexta-feira, 14 de agosto de 2015

TUDO (e mais um pouco) sobre pincéis de maquiagem

Olá, pessoaaas! Bom, finalmente tive tempo de fazer esse post que é (bastante) trabalhoso, mas que vale muito a pena, pois acredito que vá ajudar muita gente. Irei responder uma das perguntas que mais ouço: "pra quê eu uso esse pincel?"

Então vamos aos tipos e funções de cada um deles...

  • BASE 
Tipos de pincéis:

1. Língua de gato: Deixa a cobertura mais pesada e é um pouco mais difícil para uniformizar. Precisa tomar cuidado para não deixar a pele marcada! Mais indicado para bases em mousse.

2. Duo Fiber: Uniformiza melhor a pele por ter dois tipos de cerdas diferentes (dai o nome "duo fiber"), deixa um efeito mais natural e funciona melhor com bases mais líquidas.

3. Flat top: Pincel de "topo reto" que costuma ser mais denso que o anterior e por isso funciona melhor com bases mais cremosas. Fora isso, o resultado é o mesmo.




Aplicar base com os dedos ou com pincel? DEPENDE! Para uma cobertura melhor e mais uniforme, o pincel é o ideal. Para algo mais leve, rápido e discreto, tipo "acordei linda", os dedos são suficientes.

E esponjinhas? Então... na MINHA OPINIÃO elas não deixam um resultado tão bonito na pele quanto os pincéis e eu ainda tenho aquela sensação de estar desperdiçando produto, porque a esponja absorve muito. MAS... isso vai de cada um. Aquelas esponjas de maquiagem "tradicionais" (4) eu realmente não gosto e não recomendo, porém as "beauty blender" (5) da vida, (pra quem não sabe, é uma marca/modelo de esponja {em formato que lembra uma coxinha} que promete mundos e fundos e teoricamente cumpre) mesmo que não sejam necessariamente as originais, já me agradam um pouco mais.




OBS: Se optar pelo uso da esponja, não esqueça de UMEDECE-LA!

  • CORRETIVO
Pincéis de corretivo são basicamente iguais aos "língua de gato" usados para base, porém com tamanho menor, e com isso facilitam a aplicação do produto (principalmente se este for mais liquido).



OBS: Na minha opinião, o melhor jeito de aplicar corretivo é com os dedos. Independente da textura, leves batidinhas com o anelar (normalmente o anelar tem toque mais "delicado") dão um resultado muito satisfatório.

Tipos de pincéis:

1. "normal": Pincel de pó não tem muito segredo: quanto mais macio, fofinho e cheio for, melhor! Essa é basicamente a maior e melhor dica que posso dar. 

2. Kabuki: O diferencial dele está no tamanho do cabo. O fato deste ser (bem) menor, dá mais firmeza e faz com que o produto fique mais concentrado. Eu o indico principalmente para produtos de maior cobertura (como bases em pó, por exemplo)



OBS.: Não gosto do efeito do pó com esponjas. Mesmo as que já vem com o produto, pois acho que deixa a pele mais artificial e pesada.

  • BLUSH

Igual ao pincel de pó, porém um pouco menor. Pode ter corte arredondado(1), pontudo(2) ou chanfrado(3), mas de maneira geral, todos funcionam do mesmo jeito.


OBS.: O legal desses cortes diferentes, é que eles podem ser usados para fazer contorno com bronzer e iluminador em pó.

  • SOMBRA

Bom, falar de TODOS os pincéis de sombra é quase impossível, pois há muitos, mas citarei as funções mais importantes!

1. Aplicar: Os pincéis de aplicar ou depositar as sombras são aqueles mais achatados (lembram o "língua de gato") e em geral são um pouco mais firmes, pois se forem muuuito macios, acabam espalhando e retirando o produto (em pó) dos olhos.

2. Esfumar: Provavelmente o pincel mais essencial pra quem quer fazer uma make nos olhos realmente digna. Além de esfumar e suavizar as cores, serve também para marcar o côncavo (aquele ossinho entre a sobrancelha e a pálpebra móvel). O mais importante em um pincel de esfumar é que este seja o mais macio e fofinho possível!

3. Detalhes: Esses são pincéis mais "dispensáveis" para iniciantes. São pincéis de ponta mais afinada (conhecidos como "pincel lápis), pincel de borracha (para aplicar glitter), entre outros, que na verdade só servem para melhorar ainda mais sua maquiagem!



OSB: o pincel "vassourinha" é absolutamente inútil! Teoricamente serviria para limpar excesso de produtos em pó que caem no rosto, ou glitter, ou até para aplicar iluminador, mas sendo sincera?! Não vale a pena!


  • SOBRANCELHA (pois é, não é "sombrancelha"!)

Tipos de pincel:

1."comum": É aquele que vem em quase todo kit de pinceis. De um lado parece um pente e do outro uma vassoura.

2. "aplicador de máscara de cílios": De algum lugar tiraram que esse pincel é para os cílios, (não sei onde/como, mas enfim...) porém eu uso na sobrancelhas pois sinto que espalha os produtos (seja lápis ou sombra) de forma mais natural.

3. Pincel chanfrado: Ele não serve para pentear os fios em si, mas para aplicar sombra e preencher qualquer falha que você possa ter.




  • DELINEADOR
Existe um pincel exclusivamente para isso que é bem fininho(1) e o pincel chanfrado(2), que na verdade só serve para delineadores em gel.




  • LÁBIOS
A função dele basicamente é aplicar, espalhar e uniformizar a cor do batom nos lábios. Eu gosto de usa-lo quando quero misturar duas ou mais cores diferentes e não quero sujar a bala do batom com a outra cor ou quando o batom é um pouco mais cremoso.



"Como lavar?"

Eu particularmente gosto de lavar efetivamente. Água e shampoo de criança (1), mas tem quem opte por "soluções higienizadoras"(2). Eu não tenho nada contra elas, simplesmente acho mais higiênico lavar de verdade, e não só "aplicar o produto, limpar o pincel numa toalha, esperar um tempinho e voltar a usar" (é como a grande maioria desses limpadores funciona).

O meu jeito é definitivamente mais trabalhoso (principalmente se você tem muitos pincéis, como é o meu caso), mas eu prefiro fazer isso pelo menos uma vez por mês e ter os pincéis melhor higienizados.


"Que marca(s) é(são) melhor(es)?"

Então... Eu não associo marca à qualidade quando o assunto é pincel. Tenho pincéis de marcas "x" que são excelentes e tenho pincéis de marcas caras que não são tãaao maravilhosos assim. Pra mim, pincel de qualidade é aquele que deixa sua maquiagem bonita, não te faz desperdiçar produto e principalmente: que os fios não caem na hora de lavar. 

Bom gente, acho que eu disse tudo! Se eu esqueci de algo ou se ainda restou qualquer dúvida, me conte nos comentários! Espero ter ajudado tanto quanto eu gostaria! ~Carol~

Nenhum comentário:

Postar um comentário